Foco

Idosa de 79 anos é atacada por tubarão em Ubatuba, SP

Esse é o segundo caso registrado na cidade em menos de um mês; também houve registro de ataque no litoral sul

Uma idosa de 79 anos foi mordida por um tubarão na Praia Grande, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Esse foi o segundo caso registrado na cidade em menos de um mês. A causa do ferimento foi confirmada por um especialista da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que analisou a lesão.

O ataque contra a idosa aconteceu no último domingo (14). Ela mora na cidade de Piranguinho, em Minas Gerais, e estava em Ubatuba passeando com a família durante o feriado da Proclamação da República. Quando entrou no mar, foi mordida. A mulher foi levada pelos parentes para a Santa Casa da cidade.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

A idosa teve um corte de cerca de 25 centímetros de extensão na perna. Após ter o ferimento suturado, ela recebeu alta médica. No local, informou que tinha sido mordida por um tubarão.

As imagens da lesão foram analisadas pelo professor Otti Bismark, da Unesp, que é especialista nesse tipo de animal. Ele confirmou que ela foi atacada por um tubarão-tigre ou cabeça-chata, que costumam ser de porte médio a grande e são normalmente encontrados no litoral norte paulista.

“O agente causador do trauma foi uma espécie de tubarão de médio a grande porte, com cabeça arredondada, focinho curto”, disse o professor, em nota.

Outro caso

No último dia 3 de novembro, um turista francês de 59 anos também foi mordido por um tubarão em uma praia em Ubatuba. Ele sofreu ferimentos ferimentos nas pernas, mas passa bem. O caso foi confirmado pelo Instituto Argonauta, que analisou as imagens das lesões.

O ataque ocorreu na Praia de Lamberto. O turista estava no Brasil para um casamento, quando decidiu conhecer Ubatuba em um passeio. Ele mergulhava, quando foi mordido, mas não chegou a ver o que tinha causado o ferimento.

O homem foi levado a um hospital, onde foi informado que se tratava de uma mordida de tubarão. O caso só foi confirmado no último dia 9, após análises sobre as lesões sofridas pelo turista.

Litoral sul

Um menino de 11 anos foi ferido por um tubarão em uma praia de Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo. A criança teve um ferimento na coxa e precisou levar pontos. Apesar do susto, ela passa bem.

O caso aconteceu na tarde do último dia 15, na Praia do Boqueirão. A Prefeitura de Ilha Comprida confirmou, em nota, que o menino foi ferido por um tubarão da espécie cação, que se deslocava com um cardume no momento em que a criança estava no mar.

Os parentes da vítima relataram ter visto o tubarão se aproximando, mas que não houve tempo de tirar o menino da água e ele acabou ferido. Após sair do mar, ele foi levado a Unidade de Pronto-Atendimento da cidade e recebeu os pontos na coxa esquerda.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos