A Prefeitura de São Paulo informou nesta quinta-feira (21) que autorizou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) a iniciar o processo para contratar 1 mil novos agentes. As vagas serão preenchidas por meio de um concurso público, ainda sem data prevista para ser iniciado.
ANÚNCIO
Segundo a prefeitura, foi realizado um estudo para o aumento do efetivo da GCM, que foi conduzido por uma comissão interna da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Agora, com a autorização para o certame, está sendo preparado o edital, que trará os requisitos necessários para a candidatura, como idade, altura mínima, escolaridade e habilidades específicas.
LEIA TAMBÉM:
- PM publica edital de concurso com 2,7 mil vagas para soldado, em São Paulo
- SP abre seleção de professores para ensino de jovens e adultos
- Luandre anuncia abertura de mais de 5 mil vagas temporárias
Após a definição dos critérios de candidatura, haverá lançamento do edital e aplicação do concurso, através da contratação de empresa especializada.
Os candidatos selecionados pelo concurso público passarão por uma preparação na Academia de Formação em Segurança Urbana. A grade curricular compreende Conhecimentos Institucionais; Papel do Guarda Civil Metropolitano de São Paulo e sua Atuação Preventiva e Comunitária; Conhecimento Jurídico Aplicado ao Cotidiano da Guarda Civil Metropolitana; Comunicação e Gerenciamento de Informações na Guarda Civil Metropolitana; Funções Técnicas e Procedimentais da Guarda Civil Metropolitana Valorização Profissional e Saúde Direitos Humanos.
Os agentes formados compõem a equipe como guardas 3ª Classe, integrando guarnições com agentes mais antigos nas diversas atuações na segurança da cidade.
A GCM conta com plano de carreira, possibilitando evolução em quatro níveis de graduação:
- Nível 1 – 3ª Classe à Classe Especial
- Nível 2 – Classe Distinta e Subinspetor
- Nível 3 – Inspetor e Inspetor de Divisão
- Nível 4 – Inspetor de Agrupamento e Inspetor Superintendente