Foco

SP recebe mais vacinas da Pfizer e inicia nesta quarta antecipação da 2ª dose

Intervalo de 21 dias vale para o público acima de 18 anos, que é estimado em 82.804 pessoas, segundo a prefeitura

A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feira (19) que recebeu mais de 357 mil doses da vacina contra covid-19 da Pfizer. Com isso, a partir desta quarta-feira (20), a capital inicia a adoção do intervalo de 21 dias para aplicação da segunda dose do imunizante. A medida vale para o público acima de 18 anos, que é estimado em 82.804 pessoas.

O anúncio sobre a redução do prazo de 56 para 21 dias do intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina ocorreu na segunda-feira (18). O governo estadual também informou que adotou a medida.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

No entanto, essa antecipação entre as doses não é válida para adolescentes. Aos jovens de 12 a 17 anos de idade, o intervalo permanece de oito semanas, tanto na capital paulista, quanto no Estado. Uma eventual antecipação a esse público será adotada mediante disponibilização de mais doses por parte do Ministério da Saúde.

Com relação às outras vacinas, o intervalo para a segunda dose segue sendo de 12 semanas para AstraZeneca e 28 dias para Coronavac. A medida respeita a orientação dos programas Nacional e Estadual de Imunizações (PNI e PEI).

A prefeitura ressalta que as unidades da Saúde estão orientadas a realizar intercambialidade com o imunizante da Pfizer nos eventuais períodos em que a vacina da AstraZeneca estiver indisponível na rede.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância de completar o esquema vacinal, inclusive, com a dose adicional. Também é recomendada à população que acompanhe a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos