Foco

Moradores de La Palma são autorizados a ir às suas casas

Alguns habitantes que vivem perto do local da erupção do Vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na Espanha, foram autorizados a deslocar-se temporariamente às suas casas para recolher pertences.

O vulcão entrou hoje (30) no seu décimo segundo dia de atividade. Não há alterações substanciais desde que o fluxo de lava chegou ao mar nessa quarta-feira (29).

De acordo com o último relatório do Departamento de Segurança Nacional (DSN), divulgado hoje às 7h (horário local), «desde que o fluxo de lava chegou ontem [quarta-feira] ao mar, não foram registradas alterações substanciais na atividade vulcânica».

Recomendados

A lava mantém «um fluxo contínuo sob a forma de cascata» e na base da falésia, por meio da qual atinge o mar, forma-se um delta que se estende em direção ao sul da ilha.

LEIA TAMBÉM:

  1. Receita paga hoje restituições do último lote do IR 2021
  2. Ginecologista é preso suspeito de abusar sexualmente de pacientes em Goiás
  3. Cerveja ficará mais cara a partir de outubro, diz Ambev
  4. Polícia Civil de Goiás apura se jovem deu droga conhecida como ‘loló’ a gato; veja vídeo

Neste novo dia de erupção, as zonas de exclusão marítima e terrestre em redor do vulcão, o fluxo e a área onde ele chega ao mar estão sendo mantidos, bem como a retirada dos moradores, determinada na semana passada, e o confinamento de populações em várias áreas.

Alguns habitantes foram autorizados pelas autoridades a deslocar-se às suas casas para recolher pertences, sempre fora do perímetro de exclusão de 2,5 quilômetros.

A atividade sísmica continua a ser registrada no sul de La Palma, na zona de Fuencaliente.

O DSN explica que «o sistema vulcânico, de momento, tem uma válvula de escape aberta, sem necessidade de procurar um novo caminho para a superfície da terra».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos