logo
Foco
/ Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress / Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress
Foco 12/09/2021

São Paulo tem 2,7 milhões de CNHs vencidas durante a pandemia; saiba como fazer a renovação

Serviço, que desde maio do ano passado está disponível no aplicativo Poupatempo Digital, deve ser realizado o quanto antes

Por : Metro World News

Cerca de três milhões de motoristas deixaram de renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em São Paulo durante a pandemia da covid-19, informou o governo do Estado.

Os números encontram explicação no fechamento temporário dos postos do Poupatempo, durante o período mais crítico, e na revogação dos prazos pelo Governo Federal. Contudo, o serviço, que desde maio do ano passado está disponível no aplicativo Poupatempo Digital, deve ser realizado neste momento, alertam as autoridades.

O Poupatempo recomenda aos condutores que se antecipem e concluam a renovação utilizando as plataformas digitais – o portal e o aplicativo Poupatempo Digital. O serviço também pode ser realizado pelos canais digitais do Detran.SP.

Balanço

Antes da pandemia, uma média de 287 mil renovações de CNHs eram realizadas por mês em todo o Estado. De março a agosto de 2020, a média caiu para 62 mil ao mês. Após a retomada das atividades e a reabertura gradual dos postos, a média mensal de renovações permanece em aproximadamente 270 mil.

Nos sete primeiros meses de 2021, cerca de 1,8 milhão de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação. Desse total, mais de 1,2 milhão de atendimentos foram realizados de forma online, pelo site e app do programa. Em julho, o serviço bateu recorde, com 365 mil solicitações em todos os canais – digital e presencial.

Passo a passo para renovar a CNH

Para renovar a CNH, basta acessar o portal ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pelo Denatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso cidadão não receba o e-mail, também pode consultar a versão digital através do site do Poupatempo. Para evitar deslocamentos, o cidadão irá receber o documento emitido em casa, pelos Correios, no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran.SP.