Foco

Talibã pretende proibir a prática esportiva entre mulheres no Afeganistão

O novo governo Talibã deu sinais de que pretende proibir as mulheres de praticar esportes ‘onde elas sejam expostas’.

Prática esportiva deverá ser proibida entre as mulheres

O governo Talibã deu sinais de que pretende proibir as mulheres de praticarem esportes “onde elas sejam expostas”.

 Os combatentes temem que as jogadoras deixem de cobrir “rosto e corpo”, conforme declaração do vice-chefe da comissão cultural, Ahmagullah Wasig.

Segundo notícia publicada pelo Metro UK, Wasig não especificou quais práticas esportivas serão proibidos, mas espera-se que seja uma proibição geral, já que ele destacou o críquete, esporte no qual as mulheres já jogam com roupas que cobrem completamente o corpo.

Recomendados

Em declaração à emissora australiana SBS, Wasig disse: “Não acho que as mulheres terão permissão para jogar críquete porque não é necessário que as mulheres o joguem. No críquete elas podem enfrentar uma situação em que seu rosto e corpo não serão cobertos. O Islã não permite que as mulheres sejam vistas assim”.

A prática esportiva deverá ser proibida para as mulheres afegãs

Segundo Wasig, a decisão foi reforçada por conta da presença midiática. “É a era da mídia, e haverá fotos e vídeos, as pessoas assistirão. O Islã e o Emirado Islâmico (Afeganistão) não permitem que as mulheres joguem críquete ou pratiquem esportes que as deixem expostas”.

A declaração vem após o governo Talibã anunciar restrições a prática de esportes pelas mulheres e a protestos, que agora requerem autorização.

Todas as manifestações realizadas no país agora dependem de aprovação oficial para serem realizadas, bem como fazes utilizadas pelos manifestantes devem ser previamente aprovadas.

Confira também:

  1. Imagem impactante mostra mulher afegã encarando um combatente do Talibã
  2. Universidade afegã separa estudantes homens e mulheres com uma cortina
  3. Menino afegão que utilizou uma sacola plástica para fazer versão da camiseta de Messi pede ajuda
  4. Policial grávida foi ‘assassinada pelo Talibã na frente de seus filhos’

Qualquer pessoa flagrada participando de protestos não autorizados poderá “enfrentar graves consequências legais”, conforme divulgado pelo Ministério do Interior. No entanto, o temor é de que estas punições possam ser mais severas.

Pessoas agitando a bandeira nacional durante um comício no dia da independência do país foram baleadas e mortas por combatentes do Talibã, que também foram acusados de espancar violentamente jornalistas que cobriam os protestos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos