Foco

Ex-gerente de banco é preso suspeito de desviar R$ 8 milhões da conta de cliente falecido, no RJ

Outros dois funcionários do banco também participaram e foram indiciados.

Um ex-gerente de banco foi preso suspeito de desviar R$ 8 milhões da conta de um cliente já falecido, no Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil, o homem chegou a ameaçar a viúva para que as transferências fossem vistas legalmente «como doações». Com o dinheiro, o suspeito comprou imóveis e veículos luxuosos.

O ex-gerente, identificado como Rafael de Souza Ferreira, foi capturado por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) na quinta-feira (5), durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

A defesa de Ferreira não foi localizada para comentar a prisão até a publicação desta reportagem.

Leia também:

  1. VÍDEO: mulher atropelada se arrasta para não ser atingida por roda de caminhão
  2. Sindicato de bares e restaurantes orienta demissão por justa causa de funcionário que recusar vacina em SP
  3. Procon-SP exige explicações de planos de saúde sobre pedido de autorização do marido para inserção do DIU

As investigações apontaram que Ferreira teve ajuda de outros dois colegas do banco, cujo nome não foi revelado, para desviar o dinheiro. Ao tomarem conhecimento do falecimento do cliente, os autores simularam o resgate do seu fundo de previdência, transferindo os valores para as contas pessoais de seus cônjuges, por meio de cheques administrativos. A fraude foi detectada pelo mecanismo de segurança da instituição bancária, que acionou a DRF e início as investigações.

Recomendados

Os agentes descobriram, ainda, que os acusados compraram imóveis e veículos, sendo que o ex-gerente preso comprou uma residência de luxo na Zona Norte do Rio, tudo com dinheiro desviado.

Segundo as investigações, o criminoso também foi até a casa da viúva do cliente e tentou induzí-la a assinar um documento declarando que seu falecido companheiro tinha o desejo de doar determinada quantia aos gerentes da instituição bancária. A mulher negou e, junto de seu advogado, foram ameaçados. Por conta disso, Ferreira também está sendo investigado pelo crime de coação no curso do processo.

O ex-gerente e os outros dois profissionais bancários foram indiciados por furto duplamente qualificado, associação criminosa e lavagem de capitais, inclusive, com pedido de sequestro de bens.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos