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CPTM vai retomar o Expresso Turístico com viagem para Paranapiacaba

Atividade será retomada no dia 8 de agosto para quem já adquiriu bilhete antes da pandemia

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai retomar as viagens do tradicional Expresso Turístico, em São Paulo, a partir do próximo dia 8 de agosto. As atividades estavam paralisadas há quase um ano e meio por conta da pandemia de covid-19. Mas, por enquanto, não serão vendidos novos bilhetes, as viagens serão destinadas a quem já tinha adquirido a passagem.

O primeiro destino será o município de Paranapiacaba, no meio da Serra do Mar, em Santo André, na Região Metropolitana da capital. O serviço será retomado utilizando um trem da década de 1960, que foi totalmente reformado.

As quatro primeiras viagens estão programadas para acontecer nos dias 8 e 22 de agosto e nos dias 5 e 19 de setembro. Elas serão destinadas às pessoas que compraram o bilhete antes da pandemia e não puderam utilizar e também não pediram o reembolso. Sendo assim, novas passagens ainda não estão disponíveis.

“Os passageiros que compraram as passagens, não viajaram e optaram por esperar serão recompensados agora. Todas as viagens respeitarão todos os protocolos de segurança para que a ida a Paranapiacaba seja uma experiência inesquecível e segura”, afirma o presidente da CPTM, Pedro Moro.

A CPTM prevê que serão necessárias 13 viagens para atender as cerca de 1350 pessoas que ainda possuem passagens válidas, o que significa que precisarão ser feitas viagens adicionais além das quatro já previstas. A capacidade total de passageiros em cada uma das viagens será determinada pelo Plano São Paulo – atualmente é permitido 60% da capacidade total dos assentos, o que representa 103 pessoas.

Remarcação da viagem

Para que a viagem seja remarcada, a CPTM entrará em contato com todos os passageiros com viagens pendentes. Esse contato respeitará a ordem da viagem inicialmente comprada,por exemplo, as pessoas que tinham viagem marcadas para 15 de março, data da primeira viagem para Paranapiacaba suspensa, serão os primeiros as serem contatados, e assim sucessivamente.

Caso não seja possível aceitar a viagem nas datas propostas pela companhia, a passagem não perderá a validade e o passageiro, se quiser, ainda poderá pedir o reembolso. Não será necessário realizar nenhuma troca de passagens: o mesmo bilhete já adquirido deverá ser apresentado na data da nova viagem.

Para saber se o seu bilhete está válido, basta entrar na página de atendimento da CPTM na internet. É necessário que no ato do contato seja informado o nome da pessoa que adquiriu a passagem, a data original da viagem e o número do bilhete. O prazo de resposta será de cinco dias úteis.

Ainda em 2021, a CPTM pretende realizar duas viagens para Jundiaí com o objetivo de atender as cerca de 150 pessoas com viagens pendentes, por conta da pandemia. Já para Mogi das Cruzes, não havia passagens pendentes.

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