logo
Foco
/ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil / Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foco 26/07/2021

Prefeitura de SP vai informar sobre qual vacina contra covid-19 estará disponível em cada posto para 2ª dose

Informações serão disponibilizadas no site ‘De Olho na Fila’

Por : Metro World News

A Prefeitura de São Paulo vai informar quais as vacinas contra a covid-19 estão sendo aplicadas em cada posto de imunização para a segunda dose. Os dados devem ser disponibilizados ainda nesta semana por meio do site “De Olho na Fila”, onde as pessoas também podem acompanhar se há ou não grande movimentação nas unidades.

O secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse nesta segunda-feira (26) que o objetivo de informar sobre a vacina que está sendo aplicada em cada posto visa “melhorar o fluxo de pessoas”, já que não é necessário que se tome a segunda dose no mesmo local da primeira. Além disso, nem sempre o mesmo tipo de imunizante está disponível na determinada unidade.

Leia mais:

Aparecido não soube precisar a data em que as informações passarão a ser disponibilizadas, mas ressaltou que a prefeitura está correndo atrás dos dados para agilizar a vacinação na capital.

Ele explicou que, por enquanto, estão disponíveis nas unidades imunizantes AstraZeneca e CoronaVac para a segunda dose. Já os da Pfizer, também para a segunda dose, devem chegar a partir do próximo dia 5.

O secretário ressaltou, ainda, que atualmente a capital paulista tem 80% das pessoas elegíveis com mais de 18 anos vacinadas pelo menos com a primeira dose. No total, somando a primeira e segunda, o número passa de 9,7 milhões.

Cronograma

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os postos de São Paulo continuam nesta segunda-feira fazendo “repescagem” do público acima dos 30 anos que perdeu a data de imunização contra covid-19 e quem ainda não tomou a segunda dose.

Também são vacinadas as grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da AstrZeneca e que serão imunizadas com a segunda da Pfizer.

A partir desta terça (27) e quarta-feira (28), começa a tão aguardada vacinação de pessoas com 29 anos, público estimado em 143,8 mil pessoas pela administração municipal.

Todos os moradores de São Paulo que comparecerem aos postos de vacinação devem levar um comprovante de residência em seu nome ou em nome de parentes para se vacinar. No caso do comprovante estar em nome de parente, é necessário apresentar documento que comprove o parentesco. Além disso, é preciso apresentar o CPF e o Cartão do SUS.

Vacina Já

Os profissionais de saúde pedem a todos que forem se vacinar que preencham o cadastro no site Vacina Já. Isso vai tornar o atendimento mais rápido e evita aglomerações nos postos.