Foco

Vídeo: prédio que desabou parcialmente em Miami é demolido

O prédio que desabou parcialmente em Surfside, em Miami, foi completamente demolido na madrugada desta segunda-feira com uma explosão controlada.

A medida foi tomada em função da aproximação da tempestade tropical Elsa, com ventos de 100 km/h, que deve chegar na costa da Flórida nesta terça-feira. As autoridades temiam que a tempestade derrubasse o restante da estruturas e colocasse as equipes de busca e os prédios dos arredores em risco.

As buscas foram interrompidas no fim de semana para preparar a demolição do edifício. Até esse domingo, havia sido computado um total de 24 mortos e 121 pessoas desaparecidas.

Recomendados

LEIA TAMBÉM:

  1. Mega-Sena não sai; prêmio salta para R$ 32 milhões
  2. Papa Francisco se recupera após cirurgia no intestino

Veja imagens da demolição

As causas do desabamento de toda lateral do prédio, conhecido como  Champlain Towers South, continua sob investigação.

Há cerca de uma semana, o jornal The New York Times publicou uma matéria apontando que o prédio havia sido periciado por um engenheiro civil, em 2018, que havia apontado em seu relatório problemas na estrutura do edifício.

Segundo o laudo do engenheiro Frank Morabitom havia rachaduras nas colunas, vigas e paredes do estacionamento, que fica embaixo do prédio que necessitavam de reparos urgentes. O engenheiro apontou ainda, na época, que se a impermeabilização do prédio não fosse rapidamente refeita, haveria uma “deterioração exponencial” do concreto das colunas.

A administradora disse que as obras apontadas em 2018 estavam programadas para serem executadas neste ano, 3 anos depois do laudo do perito.

COMO FOI O ACIDENTE EM MIAMI

Moradores da região de Surfside,  na Flórida, foram acordados por volta da 1h de uma quinta-feira do dia 24 de junho com estouros semelhantes a trovões que duraram pelo menos 30 segundos. Muitos foram checar nas sacadas e janelas e ficaram espantados com a nuvem de poeira que subiu e também ao notarem que toda parte de trás do prédio havia desabado.

O prédio foi construído em 1981 faz parte de um condomínio com três torres localizadas na Baía de Biscayne e, segundo autoridades locais, passava por um processo de avaliação e necessitava de reformas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos