Foco

Polícia Científica de São Paulo realiza cadastro de perfis genéticos de parentes de pessoas desaparecidas

Medida faz parte de uma campanha nacional, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no último dia 25

A Polícia Científica do Estado de São Paulo iniciou na última semana o agendamento para cadastro de perfis genéticos de parentes de pessoas desaparecidas. Um mutirão para coleta de DNA será realizado ao longo da desta semana em todo território paulista.

A medida faz parte de uma campanha nacional, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no último dia 25 de maio, para estimular familiares de pessoas desaparecidas a doarem DNA para compor o Banco Nacional de Perfis Genéticos.

Somente no Estado de São Paulo, no ano passado, foram registrados 18.909 desaparecimentos e 16.317 encontros de pessoas. Em 2019, foram 18.913 e 15.069, respectivamente. Neste ano, até o momento, foram mais de 6,4 mil desaparecimentos e 5,5 mil encontros.

Coleta

A coleta do material será realizada entre os dias 14 e 18 de junho. Parentes de pessoas desaparecidas deverão agendar o atendimento antes de comparecer ao local indicado.

O procedimento, que é voluntário, indolor e precedido da assinatura de um Termo de Consentimento, deve ser feito preferencialmente de familiares em primeiro grau da pessoa desaparecida. O material não será usado para nenhum outro fim, além da identificação do parente desaparecido.

Cadastro

O sistema de agendamento para cadastro de perfis genéticos de familiares de pessoas desaparecidas se adequa à Lei 13.812/19, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e também cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.

O cadastro será composto de informações públicas, de livre acesso por meio da internet, banco de informações sigilosas, destinado aos órgãos de segurança pública, e também um banco de informações sobre dados genéticos e não genéticos das pessoas desaparecidas e de seus familiares.

Em São Paulo, o agendamento é realizado por meio do site da Polícia Científica

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos