logo
/ Foto: José Marcos/Agência Enquadrar/Folhapress) / Foto: José Marcos/Agência Enquadrar/Folhapress)
Foco 04/06/2021

Covid-19: imunização de grávidas acima de 18 anos começa na segunda-feira em SP

Por : Metro World News

Mulheres grávidas a partir de 18 anos, independentemente de comorbidades, começam a serem vacinas contra a covid-19 a partir da próxima quarta-feira no estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria.

Nas cidades de São Paulo, Campinas e São Bernardo do Campo, a vacinação das grávidas começa já a partir desta segunda-feira (dia 7). Esse grupo vai necessitar de uma indicação médica para apresentar ao posto na hora da imunização.

A partir de segunda, também começam a serem vacinadas na Capital lactentes com comorbidades e com bebê de até um ano de vida.

LEIA TAMBÉM:

Unesp divulga lista da segunda chamada dos aprovados no vestibular 2021

Veja vagas de emprego, estágio e trainee para fechar a semana

De acordo com o governo, essa grupo será imunizado com vacinas da CoronaVac e Pfizer, após a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) recomendar que esse público não receba doses da AstraZeneca/Fiocruz por conta dos “efeitos adversos” constatados em monitoramento em todo o país.

Dia D

Neste sábado, será realizado o Dia D da vacinação em todo o estado para estimular pessoas que tomaram apenas a primeira dose da vacina contra covid-19 a comparecer aos postos de saúde.

Ao todo, cerca de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 18h para imunizar as 440 mil pessoas que não voltam para a segunda dose.

A Sociedade Brasileira de Imunização recomenda a todos que independentemente do tempo desde a primeira dose, as pessoas comparecem aos postos e tomem a segunda dose, única garantia da eficácia esperada nos estudos feitos pelos fabricantes das vacinas.

A eficácia geral das vacinas, ou seja, a redução na chance de desenvolver a covid-19, é de 50,4% para CoronaVac, 70% com a AstraZeneca e 95% na Pfizer, de acordo com os estudos realizados.