logo
/ MALAGA, SPAIN - MAY 24: Passengers arriving from a London flight walk through the arrivals area of ​​Malaga airport on May 24, 2021 in Malaga, Spain. From today, the Spanish government added the UK to a list of countries whose residents do not need to quarantine or present a PCR test on arrival. However, Spain remains on the British government's "Amber List," which requires travelers returning to the UK from Spain to quarantine for 10 days and take two Covid-19 tests. (Photo by Carlos Gil/Getty Images)
Foco 01/06/2021

Europa inaugura passaporte sanitário para viagens nesta terça

Por : Metro com Ansa

A União Europeia inaugura oficialmente hoje a plataforma online do certificado digital da covid-19, também chamado de “passe verde” ou “passaporte sanitário”. O lançamento é feito após uma fase de testes do portal europeu e conectará os Estados-membros da UE.

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

No entanto, a plataforma  não emitirá de imediato os certificados para serem usados nos 27 países do bloco, já que o trâmite de aprovação pelos órgãos europeus continua em andamento. A previsão é de que o passaporte seja aprovado e entre em vigor até o fim deste mês, ainda em tempo das férias de verão.

Grécia e Espanha foram os primeiros países da UE a apoiarem a ideia para permitir a retomada das viagens turísticas.

O governo grego já até apresentou sua plataforma interativa do certificado digital contra a covid-19, uma das primeiras a ficar pronta. De acordo com o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, o documento ficará disponível a todos os cidadãos europeus a partir de hoje.

A iniciativa do “passe verde” é permitir viagens entre os países de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus, que já tenham contraído a doença ou que apresentem teste negativo para a covid-19. O aplicativo será ativado através de QR Code.