Foco

Três em cada quatro brasileiros perderam alguém para a covid

Brasil 400 mil mortos neste 29 de abril BRASILIA, BRAZIL - APRIL 27: A banner with the message 'Brazilians are dying' is displayed near the 400 crosses placed in honor of the almost 400,000 victims of coronavirus (COVID-19) pandemic at brazilian Congress on April 27, 2021 in Brasilia, Brazil. According to the last official reports, released on Monday 26, Brazil registers 391,936 victims of COVID-19. With an average of around 2,500 deceases per day, the country expects to reach 400,000 victims this week. Today, Brazilian Congress opened an inquiry into Bolsonaro's COVID handling. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

Pesquisa divulgada na segunda (3) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra a dimensão da covid-19 na população do Brasil. Segundo o levantamento, três em cada quatro pessoas no país perderam alguém para o novo coronavírus. Ou seja, 75% dos brasileiros tinham um conhecido que, infelizmente, não resistiu à doença.

ANÚNCIO

Entre os que responderam sim para a pergunta “você conhece alguém que tenha falecido por conta da covid-19?”, 53% se despediram de um amigo, 25% de um parente que não morava na mesma casa, 15% de colegas de trabalho e 2% de familiares que viviam no mesmo lar. Entre todos os entrevistados, 25% não conhecem ninguém que morreu por causa do novo coronavírus.

O levantamento realizado em parceria com o Instituto FSB Pesquisa entrevistou 2.010 pessoas com idade a partir de 16 anos nos 26 estados e no Distrito Federal. A pesquisa coloca em números aquele sentimento que se intensifica no Brasil: mesmo sem poder ser visto, o novo coronavírus está cada vez mais próximo, inclusive daqueles que amamos. 

Recomendados

Com 983 novas mortes registradas ontem, o país alcançou a marca de 408.622 mil vidas perdidas para o vírus. Além disso, foram 24.619 novas infecções em 24 horas. Até o momento, são 14.779.529 casos confirmados no Brasil.

Com a pandemia ainda fora de controle, o levantamento da CNI também mostra a percepção dos brasileiros em relação ao atual momento do país. Para 89%, a situação é muito grave ou grave. Apenas 1% dos entrevistados respondeu que o quadro não é crítico.

E neste cenário, em que cada vez mais conhecidos morrem da doença e a maioria da população está preocupada com o contágio, o temor de se contaminar é alto. Os dados mostram que 87% dos brasileiros têm algum nível de medo do vírus, entre muito grande e pequeno. Apenas 12% disseram não temer a covid-19.

Por ser realizada pela CNI, principal entidade do setor de indústrias do país, a pesquisa também teve um recorte econômico, principalmente na análise divulgada.

Segundo o presidente da instituição, Robson Braga Andrade, somente a imunização em boa parte da população pode melhorar o panorama do Brasil em relação à crise sanitária. “Enquanto não houver uma vacinação em massa, a pandemia será motivo de grande preocupação para a população e continuará afetando o funcionamento das empresas, dificultando a esperada retomada da economia”, disse. 

Tags

Últimas Notícias