logo
Foco
O ministro da Economia, Paulo Guedes / Isac Nóbrega/PRO ministro da Economia, Paulo Guedes / Isac Nóbrega/PR
Foco 28/04/2021

Guedes diz que ‘chinês’ criou vírus e tem vacinas piores

Sem saber que era gravado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que “o chinês” criou a covid-19 e ainda produziu vacinas de eficácia mais baixa do que aquelas desenvolvidas por farmacêuticas dos Estados Unidos. A fala de Guedes, durante reunião do Consu (Conselho de Saúde Suplementar), ecoa uma teoria bolsonarista difundida nas redes sociais de que a China desenvolveu o vírus em laboratório com interesses econômicos.

Além de Guedes, também estavam no encontro os ministros da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Justiça, Anderson Torres, além de membros da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). 

Parte da reunião foi transmitida em redes sociais do Ministério da Saúde. O vídeo foi interrompido após os ministros perceberem a gravação. As imagens não estão mais disponíveis. Críticas semelhantes levaram à queda de Ernesto Araújo do Ministério de Relações Exteriores. Ele ficou inviabilizado por prejudicar as relações com os chineses, principalmente no momento em que o país depende de vacinas e matérias-primas dos asiáticos.
 METRO com estadão conteúdo