logo
Lote com IFA só chegou na segunda (19) / Divulgação/Governo de SP
Foco 20/04/2021

CoronaVac: Instituto Butantan só terá novas doses a partir de maio

O lote com 700 mil doses da CoronaVac entregue ontem pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde será o último do mês de abril. A próxima remessa de imunizantes só ficará pronta e começará a ser distribuída a partir do dia 3 de maio. O intervalo será maior dessa vez por conta do atraso no recebimento do IFA (ingrediente farmacêutico ativo).

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

O insumo vem da China, era esperado desde o último dia 8, mas só chegou ontem. São mais 3 mil litros, o suficiente para garantir o envase de 5 milhões de doses.

Com isso, o Butantan espera concluir em 10 maio a primeira etapa do contrato com o Ministério da Saúde, que prevê 46 milhões de doses. Até aqui, já foram despachadas 41,4 milhões. A previsão inicial era de que tudo seria entregue ainda em abril. A segunda parte do acordo prevê mais 54 milhões de doses até agosto.

As incertezas sobre a distribuição das vacinas (não só da CoronaVac, mas também da Oxfod/AstraZeneca) já provocaram paralisações pontuais na vacinação em diversas partes do país. METRO