Foco

São Paulo vai testar novo soro do Butantan no tratamento de pacientes com Covid-19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (dia 5) que o Instituto Butantan protocolou junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedido para que pacientes diagnosticados com a Covid-19 possam ser tratados com um soro desenvolvido pela instituição.

Segundo o tucano, a expectativa é que na próxima semana a Anvisa autorize o início destes testes. Segundo ele, o soro em grande potencial para evitar o agravamento dos sintomas e curar os contaminados.

Leia também: 

Recomendados

  1. Confira os números da Super Sete desta sexta-feira
  2. Transmissão descontrolada pode tornar Brasil ‘celeiro’ de variantes da Covid-19

Os estudos clínicos estão sendo conduzidos pelo infectologista Esper Kallás, da USP (Universidade de São Paulo), e pelo nefrologista José Medina, ambos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do governo estadual.

A equipe de pesquisadores concluiu um teste, realizado em parceria com a USP, com ratos infectados pelo vírus vivo. Com o uso do soro, foi identificada diminuição da carga viral, além de perfil inflamatório reduzido. Os animais também apresentaram preservação da estrutura pulmonar.

Três mil frascos de soro estão prontos para o início imediato dos testes em humanos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos