Entenda os prazos para doar sangue após tomar vacina contra a Covid-19

Por Metro World News

As vacinas contra a Covid-19 constituem um impedimento temporário à doação de sangue e, por isso, interessados em realizar a coleta devem se programar com antecedência.

Segundo o Ministério da Saúde, o tempo de inaptidão varia de vacina para vacina. Para aqueles que receberam o imunizante Coronavac, da Sinovac e Butantan, é preciso esperar 48 horas após cada dose para fazer a doação. Já quem tomou a Oxford, da AstraZeneca e Fiocruz, deve aguardar sete dias.

Em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue tem incentivado as pessoas a doarem sangue antes de serem imunizadas e informou que já incluiu os novos critérios no protocolo de triagem dos candidatos.

Devido à pandemia e às férias de início do ano, houve uma diminuição do número de doadores nos postos de coleta. Sendo assim, a colaboração da população se torna ainda mais importante neste momento.

A Pró-Sangue adotou medidas de segurança adicionais aos candidatos. Para evitar aglomerações, foi implantado um sistema de agendamento online, protocolos de distanciamento social e disponibilização de álcool gel. A doação de sangue continua sendo segura e não contraindica a vacinação.

 

Loading...
Revisa el siguiente artículo