Foco

Diabetes, dificuldade para dormir e queda de cabelo podem ser sequelas da COVID-19, segundo estudos recentes

Foto: Pexels/ Yaroslav Danylchenko

Um estudo publicado na revista médica The Lancet concluiu que algumas das sequelas geradas pela COVID-19 são fadiga ou fraqueza muscular, dificuldade para dormir, queda de cabelo, alteração do olfato e do paladar, manchas na pele e dor de cabeça. O estudo analisou 1.733 pacientes que se trataram em Wuhan entre janeiro e maio de 2020. Seis meses após a doença, dor muscular, queda de cabelo e dificuldade para dormir foi relatada por 63%, 26% e 22% dos pacientes respectivamente.

ANÚNCIO

 

Leia mais:

Recomendados

  1. Doses de vacina podem chegar antes a SP
  2. TCU questiona se Manaus foi pressionada a usar cloroquina
  3. STF manda governo definir ordem de grupos prioritários para vacina
Covid

Outro estudo, desta vez publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism, analisou pacientes que adquiriram diabetes após terem COVID-19. O diabetes é justamente um dos fatores de risco da doença e, os estudos analisados pelo artigo citado, concluíram que 14,4% dos pacientes desenvolveram diabetes após a infecção por COVID-19.

Como a COVID-19 é uma doença relativamente nova, sobre a qual a ciência ainda está aprendendo, o desafio dos médicos e cientistas é entender quais dessas sequelas realmente estão ligadas à doença e quais têm ligação com o tratamento com medicamentos.

Sobre a queda de cabelo relatada pelos pacientes do estudo feito em Wuhan, a pesquisadora Ediléia Bagatin disse que é algo comum em infecções. “Isso costuma ocorrer até três meses depois de qualquer infecção, não é específico da Covid. O couro cabeludo é uma região bastante vascularizada, tem muita circulação sanguínea. Em uma infecção, você tem uma substância circulando no sangue que desencadeia uma inflamação. Isso ativa uma resposta imunológica, que afeta a raiz do cabelo e altera o ciclo capilar”, explicou a professora da Unifesp e coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em entrevista à Folha de São Paulo.

 

Tags

Últimas Notícias