Foco

‘Países ainda ignoram orientações da OMS’, diz secretário da ONU

O secretário-geral das ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, criticou ontem governos que “continuam a refutar os fatos e ignorar orientações” da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a pandemia de covid-19.

Durante evento do órgão para debater a crise sanitária, ele defendeu que a organização fornece, desde o início, informações concretas que deveriam embasar uma resposta global coordenada. “Infelizmente, essas recomendações não foram seguidas, e alguns continuam a refutar os fatos e a ignorar a orientação”, afirmou, sem especificar países.

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

Recomendados

Para o secretário, o alcance do novo coronavírus gerou um enorme impacto social e econômico, que ainda está em crescimento. Apesar de elogiar esforços da comunidade científica em desenvolver uma vacina, o português reafirmou que “não podemos nos iludir”.

“Uma vacina não pode anular os danos que se estenderão nos anos e décadas seguintes. A pandemia atingiu mais duramente os mais pobres e vulneráveis, e está tendo um impacto devastador nos mais velhos, nas mulheres e meninas, nas comunidades de baixa renda, nos marginalizados.”

Ontem, o mundo chegou a 64,6 milhões de casos e 1,5 milhões de óbitos pela pandemia de covid-19.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos