Foco

Uso de máscara será obrigatório no transporte público de SP a partir de segunda

A partir de segunda-feira, 4 de maio, passageiros do transporte público paulista – Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) – e dos ônibus municipais da capital deverão usar máscaras nos veículos e dependências das estações, terminais e pontos. A medida também vale para clientes de táxis ou de corridas por aplicativo.

A obrigatoriedade estava sendo estudada nos últimos dias e foi confirmada nesta quarta-feira (29) pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. O decreto com as regras será publicado nas edições de quinta-feira (30) do Diário Oficial da cidade e do Estado de São Paulo.

Veja também:
Compras por aplicativo aumentaram 30% durante pandemia
Furtos e vandalismo em semáforos dobram durante quarentena em SP

Recomendados

«Tenho certeza que essa medida será seguida também por decretos municipais dos demais prefeitos do Estado de São Paulo para tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo. A obrigatoriedade é válida também para táxis e aplicativos, e a especificação será feita pelas prefeituras municipais», disse Doria.

O uso das máscaras no transporte público e privado é mais uma estratégia para combater o contágio do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O Estado de São Paulo concentra o maior número de casos e mortes do país – 24.041 diagnósticos e 2.049 óbitos –, sendo a capital paulista epicentro da doença.

A fiscalização dos usuários é responsabilidade das empresas e prestadores de serviços responsáveis pelo transporte dos passageiros. Não deve ser permitida a entrada e permanência de pessoas sem máscaras nas estações, vagões e ônibus. «As empresas serão fiscalizadas pelos órgãos estaduais e municipais e advertidas se identificarmos o não cumprimento desta determinação. Depois da advertência, serão multadas», explicou o governador.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos