A Receita Federal ampliou a lista de serviços que são prestados de maneira virtual pelo chat (atendimento online) para evitar deslocamentos até as unidades de atendimento presencial no período de quarentena.
O chat da Receita foi criado em abril de 2019. A ferramenta permite ao contribuinte conversar diretamente com servidores da Receita Federal sobre sua situação específica.
Veja também:
Caixa anuncia carência de seis meses para novo financiamento imobiliário
Futebol: confira mudanças de regras do esporte para a temporada 2020/21
Recomendados
Juntos ou divorciados? Dani Alves é flagrado passeando em Barcelona de mão dadas com Joana Sanz
Caso tio Paulo: empréstimo do idoso dado como morto em banco já tinha destino certo
Memes sobre caso de idoso levado morto a banco no RJ tomam conta das redes sociais: “Tio Paulo”
“Atualmente, a Receita Federal realiza por meio do chat cerca de 28.940 atendimentos mensais. A expectativa é que este volume seja consideravelmente ampliado com a atual expansão dos serviços prestados por meio deste canal”, disse o órgão.
Os canais de atendimento podem ser encontrados no portal da Receita Federal.
Os serviços são os seguintes:
– Cópia de Declarações não disponíveis no e-CAC (para contribuintes com Certificado Digital)
– Emissão de GPS (DebCad)
– Orientações – CNPJ
– Orientações – Obra
– Orientações – PGFN
– Orientações – Parcelamento
– Orientações – PER/Dcomp
– Regularização de Débitos Fazendários PJ
– Regularização de Débitos Previdenciários PJ
– Regularização de Parcelamentos PF e PJ
– Regularização de Débitos de ITR
– Simples Nacional
– Protocolo de Processos (para contribuintes com Certificado Digital) – previsão: próxima semana
Os serviços que já eram atendidos pelo chat são: conversão de processos digitais, discordância de compensação de ofício de PER/Dcomp, eSocial – Empregador Doméstico, orientações para CPF e DCTFWeb, regularização de débitos fazendários PF e de débitos previdenciários PF.