O Ministério da Saúde alerta que a fase da epidemia de coronavírus em algumas regiões do país pode estar em transição para a fase de aceleração descontrolada.
ANÚNCIO
Considerando o número de doentes de acordo com o total de habitantes, o ministério coloca nessa lista o Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas.
A taxa de letalidade da doença no Brasil é de 4%, abaixo da média mundial de 5%, segundo a Organização Mundial da Saúde.
O Ministério da Saúde alerta que faltam profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem direcionados para o manejo clínico de pacientes graves de COVID-19, além de leitos de UTI e de internação que não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia.
Por isso, recomenda que os estados que implementaram medidas de distanciamento social ampliado devem manter essas medidas até que o suprimento de equipamentos e equipes de saúde estejam disponíveis em quantitativo suficiente, de forma a promover, com segurança, a transição para a estratégia de distanciamento social seletivo.