Foco

São Paulo vai parar de crescer a partir de 2040

Quem mora em São Paulo tem a impressão de que ela só cresce. Mais prédios, mais trânsito, mais e mais gente. É verdade, mas, segundo projeção da Fundação Seade, há um limite para essa expansão: depois de atingir seu ápice em 2040, com 12,4 milhões de pessoas, a população da cidade deve regredir, marcando 12,2 milhões em 2050.

ANÚNCIO

Mas por que isso vai acontecer? Segundo a gerente da área de demografia da fundação, Bernadette Waldvogel, houve uma queda na taxa de fecundidade das moradoras da capital até o atual 1,6 filho por mulher. “Há uma tendência de que o número de nascimentos diminua. Nossa projeção é que na década dos anos 2040 os óbitos superem os nascimentos. Como o saldo migratório está negativo, a população cai.”

Uma curiosidade: 1982 foi o ano que registrou mais nascimentos na cidade, com 256.303 crianças. Em 2018, último dado disponível, o total foi de 165.246.

Recomendados

Perfil

O estudo divulgado ontem pela Seade mostra uma cidade adulta, com média de 36,5 anos de idade, e mais feminina, com 110 mulheres a cada 100 homens.

As médias de idade são menores nos bairros mais periféricos do que nos mais centrais (veja quadro). Para a demógrafa da Seade, como o custo de moradia é menor nas áreas mais periféricas, os mais jovens, com menor condição socioeconômica, acabam indo morar nessas regiões.

MÉDIA DE IDADE DOS MORADORES DE SÃO PAULO

36,5 anos

população são paulo

Tags

Últimas Notícias