Foco

Apenas 11% têm dinheiro para pagar despesas extras

Um em cada dez brasileiros tem condições de pagar as despesas sazonais como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e material escolar, com os próprios rendimentos, sem que seja necessário fazer uma economia ou reserva financeira ao longo do ano. Segundo uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil,  22%  não fizeram qualquer planejamento para pagar esses compromissos em 2020.

Além disso, parte dos brasileiros está com o orçamento comprometido para além do primeiro trimestre do ano. Outro levantamento do SPC Brasil mostra que, na média, o brasileiro que parcelou as compras natalinas vai terminar de pagar as prestações somente em abril

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, afirma que o recomendável é que o consumidor já tenha traçado no final do ano passado um planejamento das suas despesas sazonais, separando mensalmente uma quantia para essa finalidade. 

Recomendados

“Mas quem ainda não teve tempo ou nem pensou nisso precisa agilizar a organização para não passar sufoco e manter a disciplina para que as prestações não desajustem o orçamento”, completa.

À vista ou parcelado?

A especialista orienta o consumidor a pagar o IPTU e o IPVA sempre à vista, geralmente, com alguma reserva montada especificamente para esse tipo de gasto. Mas se ele quiser avaliar se o desconto no pagamento único é vantajoso em vez do parcelamento, deve fazer um cálculo mais criterioso.

A dica é checar se o desconto oferecido é maior do que o valor que esse dinheiro renderia caso estivesse em alguma aplicação financeira, como a poupança, por exemplo, que tem ganho de 0,3% ao mês.

Segundo dos cálculos do SPC Brasil, no caso do IPTU, considerando um parcelamento em 10 meses, o pagamento à vista será vantajoso se o desconto for superior a 1,5%. Para o IPVA, supondo um parcelamento em 3 vezes, basta que o desconto supere os 0,5%.

Já quem não tem dinheiro guardado deve inevitavelmente pagar a prazo e iniciar um planejamento para quitar essas despesas.  Kawauti sugere que para os próximos anos, o consumidor faça uma programação automática ou vá separando todo mês um valor para quitar os compromissos sazonais.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos