Foco

Vírus zika pode deter o câncer de próstata, indica pesquisa da Unicamp

O mesmo grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que revelou o potencial do vírus zika para combater tumores cerebrais agora tem uma nova descoberta.

A equipe liderada pelo professor Rodrigo Ramos Catharino mostrou que o agente desencadeador da doença também pode ser uma arma contra o câncer de próstata.

Por meio de experimentos, os cientistas observaram que o zika, mesmo após ser inativado por alta temperatura, é capaz de inibir a proliferação das células tumorais. Os resultados da pesquisa, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram divulgados na revista Scientific Reports.

Recomendados

Segundo o professor, o próximo passo é testar o tratamento em animais. «Caso os resultados sejam positivos, pretendemos buscar parcerias com empresas para viabilizar os ensaios clínicos», detalha.

O estudo
Para descobrir de que modo o zika alterou o metabolismo das células do tumor, o material foi analisado em um espectrômetro de massas – aparelho que permite separar e identificar elementos de acordo com sua massa.

Em seguida, foi feita uma análise estatística que revelou 21 marcadores capazes de descrever de que modo o vírus afeta o metabolismo do tumor e inibe sua proliferação.

Segundo o pesquisador, o conjunto de 21 marcadores pode auxiliar tanto no entendimento das alterações bioquímicas induzidas pelo vírus, quanto na busca de alvos terapêuticos, abrindo caminho para diversos novos estudos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos