Foco

Campanha faz testes gratuitos de osteoporose no metrô Paraíso

A estação Paraíso, das linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô de São Paulo, recebe neste domingo (20) uma campanha do Dia Mundial da Osteoporose. A ação, realizada pela Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) fará testes gratuitos para medir a densidade óssea e a probabilidade de fraturas dos passageiros.

O objetivo é conscientizar sobre a osteoporose e previnir a doença com os exames – pacientes diagnosticados receberão orientação médica. Os profissionais da saúde também estarão à disposição para tirar dúvidas sobre a doença, que atinge 10 milhões de brasileiros, segundo levantamento de 2005 da Universidade Federal de Pelotas.

A campanha será realizada das 9h às 14h. Segundo a Abrasso, podem ser feitos o teste de calcâneo, que avalia a massa óssea por uma ultrassonometria do calcanhar, e a FRAX (Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura), que pode estimar a probabilidade de fraturas na próxima década.

“Se descoberta no início, a osteoporose tem tratamento que reduz em 90% o risco de fratura das vértebras e em 54% nos outros ossos. Daí a importância dos exames preventivos. É uma doença silenciosa que, se não tratada, evolui para fraturas, sendo a do quadril a mais temida, pois 20% a 30% dos casos levam à morte em até um ano. Esses números são maiores que a mortalidade por câncer de mama”, ressalta o reumatologista Charlles Heldan, presidente da associação.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos