Foco

Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta; 40% não receberam dose em São Paulo

A cinco dias do fim da campanha de vacinação contra o influenza, que causa a gripe, 40% das pessoas que devem receber a dose ainda não se imunizaram na capital. A campanha está prevista para ir até a próxima sexta-feira, dia 31.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, até a última quinta-feira a adesão tinha sido de 60,2%, abaixo do índice nacional, de 63% na terça-feira. A meta da secretaria é vacinar 90% dos grupos prioritários (veja ao lado). Em 2018, 81,5% do público-alvo foi imunizado.

A cobertura é menor do que a média em quatro grupos: crianças de seis meses a menos de 6 anos (59,7%), gestantes (53,9%), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais (50,5%) e profissionais da saúde (49%).

Recomendados

Veja também:
Pista da marginal Tietê é fechada para obras; veja trecho e horários
Lei vai criar bolsões de estacionamento para motoboys; entenda

“As pessoas acham que gripe é uma coisa à toa, mas confundem com resfriado”, disse a médica Melissa Palmieri, coordenadora de vacinas do Grupo Pardini e integrante da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Neste ano, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 123 pessoas morreram na cidade com consequências de gripe por influenza.

A coordenadora do programa de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, Maria Lígia Nerger, disse que a dose não transmite gripe, pois é feita com partículas de vírus morto e  ao redor de 1% dos vacinados apresenta febre após tomar a dose.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos