O Memorial de Auschwitz, antigo campo de extermínio nazista situado na Polônia, decidiu lançar uma ofensiva contra fotos «desrespeitosas» feitas pelos turistas que visitam o local.
Em uma mensagem publicada no Twitter no dia 20 de março, a administração do memorial pede para os visitantes se lembrarem que o local foi palco da morte de mais de 1 milhão de pessoas.
«Respeitem sua memória. Existem lugares melhores para aprender a ser equilibrista do que o local que simboliza a deportação de centenas de milhares para a morte», diz o texto, acompanhado de quatro fotos que mostram turistas se equilibrando nos trilhos que eram usados para transportar as vítimas.
When you come to @AuschwitzMuseum remember you are at the site where over 1 million people were killed. Respect their memory. There are better places to learn how to walk on a balance beam than the site which symbolizes deportation of hundreds of thousands to their deaths. pic.twitter.com/TxJk9FgxWl
— Auschwitz Memorial (@AuschwitzMuseum) March 20, 2019
O memorial, no entanto, garantiu que não proibirá nenhuma foto. «Pedimos apenas que os visitantes se comportem de modo respeitoso», acrescentou. O campo de Auschwitz, um dos maiores símbolos do Holocausto, é visitado anualmente por 2 milhões de pessoas.