Foco

Inep divulga notas do Enem; veja como concorrer às vagas

Bruno Santos/Folhapress

ANÚNCIO

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, na manhã desta sexta-feira (18), os resultados individuais das provas do ENEM 2018.

ANÚNCIO

O candidato já pode acessar o site enem.inep.gov.br para consulta.

Mais de 4,1 milhões de estudantes já conseguem saber quanto obtiveram em cada uma das provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A nota do Enem é calculada por meio de uma fórmula chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item.

LEIA MAIS:
Crédito da Nota Fiscal Paulista poderá ser resgatado mensalmente
Antes de SP, cidades do ABC já tinham restrições à venda de bebida alcoólica em postos

O Instituto divulgará no dia 18 de março o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também será divulgada no dia 18 de março.

ANÚNCIO

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa, as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.

No dia 29 de janeiro, abrem as inscrições para o ProUni, que poderão ser feitas até às 23h59 de 1º de fevereiro também pelo site do programa.

Já quem se interessa pelo Fies poderá se inscrever de 5 a 12 de fevereiro na página FiesSeleção.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias