Foco

Proposta para permitir que escolas religiosas rejeitem alunos gays causa controvérsia na Austrália

Há pressão para Austrália alterar a legislação para permitir que instituições religiosas de ensino selecionem estudantes e funcionários com base na orientação sexual e identidade de gênero.

O governo da Austrália está revisando as leis de liberdade religiosa e de discriminação sexual e estuda um pedido para que escolas possam recusar alunos, professores e funcionários gays.

Há pressão para o país alterar a legislação para permitir que instituições religiosas de ensino selecionem estudantes e funcionários com base na orientação sexual e identidade de gênero. Isso já acontece em algumas escolas de alguns Estados australianos, mas as mudanças seriam estendidas a todo o país.

  1. A rainha sueca que se converteu ao catolicismo, foi reinar em Roma e virou ícone LGBT
  2. A cidade conservadora do Peru que cogitou mudar sua bandeira por semelhança com símbolo LGBT

Segundo o primeiro ministro australiano, Scott Morrison, cada proposta do relatório de revisão da legislação está sendo considerada cuidadosa e respeitosamente.

Recomendados

A Fairfax Media, um dos principais grupos de comunicação da Austrália, teve acesso a cópia do relatório, que foi produzido depois que o país decidiu legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo no ano passado.

https://twitter.com/PatsKarvelas/status/1049906594023137281


«Há uma grande variedade de escolas religiosas na Austrália e, para algumas comunidades escolares, cultivar um ambiente e um ethos que estejam de acordo com suas crenças religiosas é de suma importância», disse o relatório ao qual a Fairfax teve acesso.

As escolas teriam que divulgar os critérios para contratar funcionários e aceitar matrícula de estudantes LGBT.

O primeiro ministro Morrison disse que as propostas – que ainda não foram debatidas pelo gabinete – seriam consideradas «com cuidado e respeito». Ele ponderou, contudo, que a atual legislação já prevê algo parecido com o tema em análise, em referencia ao que já acontece em alguns Estados.

Mas a representante da oposição para assuntos de educação, Tanya Plibersek, disse à emissora australiana ABC que a proposta é «perturbadora».

«Que tipo de adulto quer afastar uma criança, quer rejeitar uma criança porque ela é gay?», questiona.

Deputados conservadores solicitaram o relatório sobre a liberdade religiosa – conhecido como Relatório Ruddock – por temer que o casamento entre pessoas do mesmo sexo pudesse restringir a capacidade das pessoas de praticar sua religião.

Segundo a rede Fairfax, não há indícios de que a liberdade religiosa esteja em risco na Austrália. A organização também diz que permitir que escolas do país autorizem a rejeitar alunos pela opção sexual poderia «interferir em outros direitos humanos».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos