Muitos brasileiros estão desempregados e outros tantos tiveram seus ganhos financeiros encolhidos por conta da duradoura crise financeira nacional. Estes dois fatores fizeram explodir a quantidade de brasileiros que não consegue honrar suas dívidas e que foram arrolados em algum dos órgãos de proteção ao crédito.
ANÚNCIO
Leia mais:
Setembro Amarelo: Tabu ainda é principal obstáculo para combate ao suicídio
Crise não afeta mercado brasileiro de casamentos
É importante consultar seu CPF e saber se está negativado, pois a inclusão de seu nome em algum dos órgãos de proteção ao crédito pode lhe trazer consequências sérias, tais como a impossibilitar a conquista de créditos bancários ou fazer compras via crediário
Para o comerciante que vende por boleto, cheque ou crediário, há uma necessidade dobrada: consultar o seu CPF (para saber se está negativado) e o CPF do cliente (para ter alguma segurança na hora de tomar a decisão de vender ou não em boleto, cheque ou crediário).
A modernidade facilita a vida de quem deseja consultar o próprio CPF ou o de terceiros. Um bom exemplo é o APP iCPF disponível para smartphones Android. O aplicativo é gratuito e uma cobrança é feita por demanda, quando há alguma consulta.
Com ele, por apenas R$ 15,00, o usuário consegue fazer as seguintes consultas de pendências:
- SPC
- Serasa
- Protestos
- Cheques devolvidos
O pagamento das operações é via PagSeguro e a consulta com os resultados completos é encaminhada em PDF ao email cadastrado.