Foco

Novo padrão torna ciclovia mais ‘discreta’ em São Paulo

O pintor Jober Pereira da Silva, 23 anos, usa a ciclovia da avenida Marquês de São Vicente (zona oeste) todos os dias para buscar o filho na escola. Refeita, ela agora não tem mais toda a pista pintada de vermelho: uma faixa branca e uma vermelha, além de tachões, a separam da parte por onde passam os carros, logo ao lado.

“Eu preferia do jeito que era antes, porque chamava mais a atenção dos motoristas”, disse sobre a mudança.

Mas Jober terá de se acostumar. O novo padrão está sendo adotado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) nas novas ciclovias e ciclofaixas implantadas ou naquelas que tiveram que ser refeitas após o recapeamento da via dentro do projeto Asfalto Novo.

Recomendados

De acordo com a companhia, o novo padrão de sinalização, previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), inclui ainda a pintura do fundo vermelho nas aproximações dos cruzamentos, placas de regulamentação e pictogramas no solo reforçando que o local é destinado aos ciclistas.

O gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária, Renato Campestrini, disse que a legislação prevê os dois modelos: tanto pintar apenas o bordo da via como o leito. “Na questão de segurança, não vai influenciar.” Para ele, mais importante do que a pintura é o tachão, que indica ao motorista que ele não pode invadir o trecho reservado para a bicicleta.

No entanto, Campestrini destaca que, para questão de manutenção, fica melhor se a ciclofaixa não estiver toda com a pintura. Nesse ponto, o estudante Gabriel Salem, 18 anos, concorda. “Acho melhor assim porque a prefeitura economiza tinta e dinheiro, podendo gastar com outras coisas”.

Como ciclista que usa bicicleta para seus deslocamentos, o gerente diz que, particularmente, vê uma vantagem no novo modelo: a aderência do pneu da bike à pista. “Por mais que tenha a tinta tenha abrasividade para não escorregar, ela não dá uma aderência tão boa, especialmente nas frenagens, como o pavimento normal”, avaliou.   METRO

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos