Oficialmente, o inverno chegou; extraoficialmente, quem veio no lugar dos ventos gelados foi o calor. E essa percepção de que o clima está mais seco do que estamos acostumados para junho é real – durante todo o mês, a chuva só deu as caras em apenas 6 dias.
ANÚNCIO
Leia mais:
Caça de animais está proibida em todo o Estado de São Paulo
Casal é preso suspeito de envolvimento na morte de Vitória Gabrielly
Toda essa massa de ar seco que paira sobre o Estado de São Paulo impede que a chuva se forme ou mesmo a chegada de ar polar. A falta de nuvens faz com que os dias sejam quentes, mas com noites frias, uma vez que o calor acaba se dispersando.
De acordo com a Climatempo, a previsão para os próximos dias segue sendo de sol forte com poucas nuvens. Somente o litoral deve ter uma passagem de frente fria neste fim de semana e na próxima terça-feira (3); o restante do Estado não tem previsão definida de quando volta a esfriar.
Chuvas
São Paulo fecha o mês de junho com muito menos chuva que o normal. Segundo a Climatempo, foram registrados apenas 12,7 mm de chuvas no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista; contudo, o normal para esta época do ano é 75% maior que esse valor.
Já é o terceiro mês consecutivo em que o total de chuvas fica muito abaixo da média. Isso preocupa os meteorologistas não por causa dos reservatórios, mas porque tantos dias sem chover significa uma capital paulista ainda mais poluída.