Foco

Usuário de ônibus de Santo André poderá avaliar motorista por aplicativo

Prefeitura apresentou ontem novo aplicativo para smartphone que vai substituir o CittaMobi

Após ficar cerca de três meses sem o serviço, a Prefeitura de Santo André apresentou o novo aplicativo para celular que permite ao passageiro saber o momento exato em que o ônibus municipal vai passar pelo ponto. E o sistema lançado vem com uma novidade: os usuários do transporte público do município poderão avaliar o serviço prestado pelos motoristas.

“Dá para informar o que  ele está fazendo de errado, se é que tem algo errado. Aparecem os itens para falar se ele está dirigindo rápido, devagar, bruscamente, desrespeitando ou não parou no ponto. Há também a opção de escolha para dizer se a condução dele merece ou não elogio. O app vai gerar um relatório com as reclamações, que será encaminhado para a SATrans (empresa pública administradora do transporte na cidade) avaliar a qualidade nas linhas”, afirmou o prefeito Paulinho Serra (PSDB).

Até o início deste ano, o sistema municipal de transporte andreense contava com o aplicativo CittaMobi, lançado em outubro de 2014, na gestão Carlos Grana (PT), e que informava apenas o horário que o ônibus passava pelo ponto. Em fevereiro, a Aesa (Associação das Empresas de Transporte de Santo André), que mantinha o serviço, rompeu o contrato com a empresa que operava o programa.

Recomendados

O secretário de Mobilidade Urbana do município, Edilson Factori, afirmou que a troca do app, que chama Santo André Mob, foi feita para adequar o sistema à realidade da cidade. “O CittaMobi é um aplicativo com sistema fechado, utilizado em várias cidade com um mesmo modelo. Este que estamos lançando é customizado para Santo André, com alguns novos serviços específicos.”

Outra novidade do app é que será possível informar dois pontos distintos do município e saber o tempo total de viagem, incluindo o percurso de caminhada até o ponto.

O Santo André Mob pode ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e IOS. No entanto, o aplicativo não funciona  nas linhas operadas pela Suzantur, que atua na cidade por contrato provisório e não é obrigada a implementar serviços adicionais aos que constam no contrato (leia mais abaixo) – neste caso, segue operando o CittaMobi.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos