Foco

Malala visita sua cidade natal pela 1ª vez desde atentado

A ativista Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz em 2014, chegou neste sábado (31) em Mingora, no Vale do Swat, Paquistão, para visitar sua cidade natal pela primeira vez desde 2012, quando foi alvo de um atentado do grupo terrorista Talibã.

Sob forte esquema de segurança, a jovem de 20 anos, juntamente com sua família, visitou sua antiga casa em um momento extremamente emocionante. «Fui embora do Swat com os olhos fechados e agora volto com eles abertos», disse a Prêmio Nobel A programação também incluiu uma visita na escola que Malala frequentava antes de ser baleada na cabeça por um militante, por defender o direito das meninas paquistanesas ao ensino.

Acompanhada também da ministra da Informação do país, Marriyum Aurangzeb, Malala chegou em um helicóptero militar de Islamabad e foi recebida por diversos amigos e conhecidos. Logo depois, seguiu para o Instituto de Cadetes Gali Bagh, centro educacional militar, onde encontrou com estudantes .

Recomendados

A ativista está no Paquistão desde a última quinta-feira (29) e já foi recebida pelo primeiro-ministro Shahid Khaqan Abasi. Ela deve ficar no país até o dia 2 de abril. O objetivo da viagem seria discutir projetos para incentivar a educação nas regiões menos desenvolvidas do país.

Malala venceu o Nobel da Paz em 2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi – os dois países asiáticos protagonizam um conflito de mais de 60 anos pela posse da região da Caxemira.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos