Linhas de ônibus que podem 'sumir' em SP geram protesto nas redes; entenda

Por Metro World News

A discussão sobre o edital dos transportes públicos “pegou fogo” nos últimos dias em redes sociais. Listas de linhas de ônibus que seriam extintas com a proposta passaram a circular, algumas com erros.

Por exemplo: a 4734-10 Metrô Saúde/Vila Moraes aparece em uma das listas como a ser extinta. Porém, consultada a proposta, ela está mantida.

Outros casos de itinerários mais antigos e muito conhecidos constam na minuta do edital como reordenadas –não vão mais existir com o trajeto atual e, conforme o destino do passageiro, ele precisará pegar mais de uma condução. Nesse caso figuram, por exemplo, a 477P – Ipiranga/Rio Pequeno,  a 875A – Aeroporto/Perdizes e a 856R – Socorro/Lapa – que tem até evento de “despedida” em 30 de março .

evento fim onibus socorro Evento viralizou no Facebook / Reprodução

Ao divulgar as diretrizes do edital, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes estimou que a reorganização do sistema provocaria 4% a mais de baldeações do que o atual.

Como compensação, enfatizou que o modelo vai fazer os ônibus andarem mais rápido, porque haverá menos veículos – esses, maiores e com mais lugares – rodando nas vias até o centro e os menores farão trajetos mais curtos, com menores intervalos, e os passageiros, mesmo que tiverem que trocar mais vezes de veículos, vão chegar antes a seu destino.

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse ao Metro World News que as mudanças em linhas que constam da proposta podem ser alteradas inclusive depois que os novos contratos com as viações forem assinados.

“Não é por que licitamos que a rede vai ser a mesma por 20 anos, a cidade se transforma”, disse. Para  Avelleda, as listas que estão sendo divulgadas tratam alguns itinerários como extintos sem explicar que eles serão substituídos por novos que vão cobrir aquele trajeto, o que causa confusão. A SPTrans colocou em seu site uma relação das linhas atuais da cidade com a explicação de o que vai acontecer com cada uma.

O secretário destacou também que nenhuma mudança acontecerá neste ano. “Nossa estimativa é assinar os novos contratos em junho e o edital prevê que as alterações vão começar seis meses após a assinatura. E  elas se darão ao longo de 30 meses, não serão de uma vez”, afirmou.

Em alguns casos, a linha atual e a futura vão rodar ao mesmo tempo, de acordo com Avelleda, para que os passageiros possam se acostumar.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo, Valdevan Noventa, pediu maior transparência no processo de licitação do transporte publico.

Em nota, Noventa destacou que o modelo de licitação proposto pela prefeitura – tendo como eixo uma nova rede de transporte – suprime mais de 1.000 ônibus da atual frota (já defasada), que será responsável pela demissão de 4.000 trabalhadores de seus postos de trabalho. O edital não prevê realocação de motoristas e cobradores dentro do sistema.

Consulta pública: participação vai até hoje

Acaba hoje o prazo da consulta pública do edital do ônibus. A população ainda pode fazer críticas e sugestões até hoje à proposta, antes que vire o documento final para a licitação.

As mensagens podem ser enviadas pelo  e-mail [email protected] Pelo site do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) também é possível participar.

Rafael Calabria, do Idec, diz que é importante que a prefeitura tenha avaliações depois que começar a implementação das mudanças. “A comunicação precisa ser facilitada e estar aberta”, disse.

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