Foco

Veja os sintomas da Febre Amarela

A diferença entre a febre amarela urbana e a silvestre está nos mosquitos que transmitem o vírus em cada ambiente Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

Antes do retorno da febre amarela, o última caso urbano havia sido registrado em 1942.

ANÚNCIO

O que é?
É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente

Sintomas
Os Sintomas iniciais da febre amarela incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Como é transmitida
A febre amarela é transmitida por meio da picada de um mosquito infectado. Em áreas urbanas, o Aedes aegypti, e em áreas silvestres, pelo mosquito Haemagogus e Sabethes. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença

A vacina não é indicada para:

  1. Gestantes
  2. Mulheres amamentando
  3. Crianças com até 6 anos
  4. Pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento de câncer
  5. Pessoas com reação alérgica grave ao ovo

 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias