Foco

Fatura média do cartão de crédito é de R$ 966, diz pesquisa

O valor médio da fatura dos usuários de cartão de crédito é de R$ 966, segundo pesquisa do SPC Brasil. De acordo com o levantamento, que considera clientes que utilizaram a modalidade em dezembro, 44% notaram aumento na fatura, enquanto 20% reduziram os gastos no cartão e 29% veem estabilidade.

A pesquisa mostra que o crédito é utilizado para despesas correntes do mês. As compras de supermercado foram citadas por 56%. Em seguida, estão roupas e assessórios (45%), remédios (39%) e combustível (34%).

Três em cada dez (28%) não pagaram a fatura integral no mês de dezembro, sendo que 15% entraram no crédito rotativo. Os juros cobrados de quem não paga o valor integral da fatura chegam a 335% ao ano, em média, segundo o Banco Central.  “As taxas do rotativo superam em mais de dez vezes as taxas médias de um crédito consignado”, alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Publicidad

Pelas novas regras do cartão, o consumidor pode ficar no máximo um mês no rotativo. Depois disso, o saldo é parcelado a juros menores. “Mesmo assim, os juros continuam altos, de modo que o consumidor não deve contar com o pagamento de um valor abaixo do integral. Ainda que seja possível, isso custa caro, inclusive com o parcelamento”, diz Marcela. 

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias