A mineradora Samarco aceitou a proposta dos sindicatos Metabase de Mariana e Sindimetal do Espírito Santo para a realização de um PDV (Programa de Demissão Voluntária) de 600 funcionários.
Na semana passada, representantes da empresa se reuniram com membros dos sindicatos e falaram sobre a necessidade de reduzir o quadro de 1.735 para 1.135 trabalhadores até dezembro de 2017. Antes do rompimento da barragem de Fundão, eram cerca de 3 mil funcionários.
Segundo a empresa, “o PDV tem o objetivo de minimizar os efeitos de demissões que são necessárias devido à realidade da empresa”, informou a Samarco. A adesão ao PDV poderá ser realizada entre esta segunda-feira (20) e 1º de dezembro.
Entre os benefícios oferecidos para adesão ao plano estão: 50% do salário para cada ano de trabalho, limitado a 4 salários; 3 salários fixos limitados a R$ 7.500; desligamento por iniciativa da empresa; plano de saúde por 6 meses.
Sem operar desde 2015, quando a barragem do Fundão se rompeu em Mariana, a empresa precisa de licenças ambientais para retomar as atividades, e não há previsão para que isso ocorra.