Foco

São Bernardo traça prazo para zerar fila de castração de pets

A Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta quinta-feira um novo programa que prevê castrar até janeiro aproximadamente 1,5 mil cães e gatos do município que hoje constam em  fila de espera para receber o procedimento.

O município diz que a execução das cirurgias obedece cronograma que vai realizar cerca de 500 atendimentos por mês. A administração informou que a demanda totalizada surgiu de um cadastramento feito por entidades sociais, apoiadores da causa de amparo de animais abandonados e demais cidadãos tutores de pets.

O governo municipal afirma que  o plano será viabilizado com atuação da clínica particular VetShow, vencedora de processo de licitação feito para a realização do serviço. O custo será de R$ 380 mil aos cofres do município.

No último dia 11, o Metro Jornal mostrou que o Ministério Público tentava firmar TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Prefeitura de São Bernardo para castração gratuita da população canina espalhada pelas ruas e favelas do município. A medida integra ação civil pública interposta pela promotora de Justiça Thelma Thais Cavarzere no ano passado e foi discutida na ocasião, durante audiência de conciliação no Fórum local. Até a tarde de anteontem, não havia novidades sobre a proposta.

Apesar de dizer que o lançamento do programa de castração ontem foi motivado por um planejamento da administração municipal, a gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB) assume que a medida acabou se alinhando com a ação civil pública movida pela promotoria.

Saúde pública

O secretário de Saúde do município, o médico Geraldo Reple, alertou para a importância da castração de pets na questão da saúde pública. “A procriação desordenada de animais pode ocasionar diversos tipos de problemas para o município, como por exemplo, a raiva. Infelizmente, ainda temos muitos animais na rua e precisamos ficar atentos a isso. Castrá-los também pode ser considerado um ato de cuidado e atenção”, pontuou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos