Foco

Tempos modernos! Veja medidas digitais que facilitam o dia a dia no trânsito

Marcos Santos/USP Imagens

Nos últimos meses, uma série de medidas dos órgãos de trânsito foram anunciadas para tornar digitais que antes eram possíveis apenas fisicamente ou facilitar pagamentos.

ANÚNCIO

Mas nem todos estão implantados em São Paulo. Veja o que já vale e o que vem por aí!

1. Parcelamento de multas
Resolução da semana passada libera os órgãos de trânsito de todo o país para parcelar o valor da multa, desde que o pagamento a prazo seja feito por cartão de crédito. A operadora deverá repassar o valor integral para o órgão de trânsito. Ainda não foi adotado em São Paulo.

2. Recurso de multas on-line
Em São Paulo, multas aplicadas pelo Detran-SP já podem ter recurso apresentado on-line por meio do site da instituição (www.detran.sp.gov.br). É necessário ter cadastro. Para as multas municipais, o DSV (Departamento de Operações do Sistema Viário)  prevê implantar o sistema on-line até o final do ano.

3. Infrações no smartphone
Em vigor desde novembro do ano passado, o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) permite que infrações de trânsito sejam enviadas ao smartphone do proprietário do veículo. Quem adere pode ter desconto de até 40% no valor da multa. Mas não se anime: não está disponível em São Paulo ainda.

4. CNH direto no celular
Por um aplicativo que estará disponível para iOS e Android, o motorista poderá ter sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no seu smartphone. Ela ainda não está disponível para São Paulo. A CNH em papel continuará a valer.

5. Indicação de condutor on-line
Alguém que estava dirigindo seu carro tomou uma multa e você quer passar os pontos para esse condutor? Dá para fazer isso on-line tanto em multas da cidade de São Paulo, pelo portal do DSV (https://dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br) quanto nas do Detran-SP, na página do órgão (www.detran.sp.gov.br).

 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias