Estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC) e do Centro Universitário FEI, em São Bernardo, vão participar de um campeonato entre miniaviões, que tem início quinta-feira, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. É a 19ª Competição SAE Brasil AeroDesign, a maior disputa entre alunos da América Latina.
ANÚNCIO
As aeronaves são controladas via rádio e distribuídas em três categorias de acordo com o tamanho e as habilidades: Micro, Regular e Advanced. Os aviões do modo regular, em que as equipes Harpia Aerodesign UFABC e FEI Regular estão inscritas, podem ter, no máximo, três metros de diâmetro e 75 centímetros de altura.
Serão quatro dias de competição divididos em provas teóricas – apresentação do projeto – e práticas, na qual as aeronaves passam por baterias de voos em que o desafio é levar a maior quantidade de peso útil em um circuito pré-estabelecido. A pontuação aumenta conforme a quantidade de material carregado pela aeronave e o cumprimento das regras de decolagem e pouso.
O objetivo do evento é colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, além de preparar os alunos para o que a indústria irá exigir futuramente.
Muito trabalho
O estudante do quarto ano de engenharia espacial da UFABC Lucas dos Santos Baião, 22 anos, é o capitão da equipe Harpia. Seu sonho é ser piloto de avião, e esse foi o motivo que o levou ao curso na federal da região. O grupo sob comando do universitário tem 40 integrantes e participa do campeonato desde 2009. Em 2013, conseguiram a melhor colocação, o 16º lugar nas provas práticas da categoria Regular. “Esse ano é especial por causa das dificuldades que passamos. Nós pretendemos ficar entre os 10 primeiros”, afirmou. O avião é feito de fibra de carbono e madeira balsa.
A preparação para o campeonato começa cedo. Assim que essa edição terminar, a construção para o próximo ano já tem início. “Temos muita motivação. Todo o caminho que a gente trilha é de muito trabalho, de cerca de 60 horas semanais de dedicação”, completou.
ANÚNCIO
Com 15 integrantes, a equipe FEI Regular alcançou a 7ª colocação no campeonato do ano passado. A intituição de ensino ainda conta com outro grupo, o FEI Micro.
Internacional
Participam da competição cinco equipe estrangeiras, sendo elas da Venezuela e do México. No Brasil, a disputa tem representantes de universidades de 16 estados e do Distrito Federal, com 94 equipes inscritas nas três categorias.