Rocco Morabito, 50 anos, um dos mafiosos mais procurados pela Itália, foi preso em Montevidéu, no Uruguai, onde vivia desde 1994. Ele era considerado o principal fugitivo entre os membros da ‘Ndrangheta, organização mais poderosa do crime organizado italiano. O grupo é um dos grandes importadores da cocaína produzida na América do Sul.
ANÚNCIO
Morabito usava um documento de identidade falso uruguaio e um passaporte brasileiro em nome de Francisco Capeletto. “Após seis meses de intensa atividade de informação e inteligência, foi comprovado que Morabito tinha obtido documentos uruguaios, apresentando uma identificação brasileira com o nome de Francisco Antônio Capeletto Souza, nascido em 14 de janeiro de 1967, no Rio de Janeiro”, informaram as autoridades italianas.
O mafioso, que tinha um mandado de captura da Interpol e já havia sido condenado a 30 anos de prisão, foi detido em um hotel de Montevidéu, sob acusação de chefiar o tráfico de drogas entre Itália e América do Sul nos anos 1988 a 1994.
Além disso, o governo uruguaio citou dois episódios envolvendo Morabito: a tentativa frustrada de levar 32 quilos de cocaína, em 1993, para a Itália; e o carregamento de 592 quilos de cocaína que saiu do Brasil e foi apreendido em 1992 pelas autoridades italianas. A Itália informou que, nos próximos dias, solicitará ao Uruguai a extradição do chefão mafioso. METRO