A Estrada do M’Boi Mirim, um dos corredores mais importantes da Zona Sul e também o que apresenta o maior número de acidentes fatais na cidade de São Paulo, será alvo a partir desta segunda-feira de um conjunto de ações similar ao Marginal Segura.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em conjunto com a SPTrans e a CET, o objetivo é aumentar a segurança dos pedestres e melhorar a operação do transporte coletivo.
A via carrega a estatística de ser o corredor com maior número de acidentes fatais na cidade, segundo dados consolidados pela CET em 2016.
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Em todo o ano passado, foram registrados 134 acidentes, que deixaram 181 pessoas feridas e causaram 22 mortes na via.
Do total, 37 foram atropelamentos que resultaram em quatro mortes.
O M´Boi Segura conta ainda com a participação da Prefeitura Regional de M´Boi Mirim, da Polícia Militar e do Comando de Policiamento de Trânsito, e terá reforço na fiscalização do trânsito e na operação do transporte coletivo, além de melhoria da sinalização.
A CET ampliou, a partir desta segunda-feira, o número de agentes em toda a via, com 47 profissionais distribuídos em três turnos de trabalho, um crescimento de 62% ou 18 agentes a mais.
O número de viaturas para monitorar o tráfego na região passará dos atuais oito para 14, além de oito Painéis de Mensagens Variáveis.
Outra novidade importante é o aumento do tempo de travessia para os pedestres em 20%, subindo de 10 para 12 segundos.
Haverá mudanças e fiscalização na operação dos ônibus, já que dados da CET indicam que 27% dos atropelamentos e 28% dos acidentes registrados em 2016 na Estrada do M’Boi foram causados por coletivos.
A SPTrans vai aumentar o número de técnicos e todas as empresas estão sendo reorientadas a adotar as medidas do M’Boi Segura quanto à obediência aos limites de velocidade, treinamento de condutores, respeito ao pedestre, ao passageiro e aos motoristas dos outros veículos.
Nos próximos meses, a M’Boi Mirim Segura ganhará nove novos radares, totalizando 12 em operação na via.