Foco

Inverno será frio em São Paulo, mas temperaturas devem ficar acima da média para a estação

Já estamos no inverno, desde a 1h24 desta quarta-feira. A estação “mais fria do ano” vai até as 17h02 do dia 22 de setembro. E vai fazer frio, claro. Mas será “ligeiramente mais quente”, na média, que o inverno do ano passado, segundo prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A estação estreia com tempo nublado, chuvisco e temperaturas entre 14ºC e 18ºC.

“Pode haver dias mais frios do que a mínima deste ano”, disse o meteorologista Ernesto Alvim, do Inmet. A temperatura mais baixa marcada na capital até o momento em 2017 foi 8,9ºC em 11 de junho.

Apesar disso, na média não será um período tão gelado quanto o do ano passado. O Inmet lembrou, em seu boletim, que uma forte onda de frio no fim do outono de 2016 culminou em uma temperatura mínima de 3,5ºC (veja no quadro as temperaturas médias).

Chuva na média
Outra característica do inverno é chover pouco, e a estação que começou na madrugada de hoje deve ficar na média na capital, segundo o Inmet.

Será diferente do outono: foi o oitavo mais chuvoso desde 1961, com 407,6 mm de precipitação, para uma média de 240 mm. Os paulistanos devem usar menos o guarda-chuva nos próximos três meses.

Roupa
Se você ainda não tirou as blusas mais “pesadas” do armário, é bom prestar atenção a alguns cuidados. “Na hora de pegar a roupa de inverno, o ideal é deixar respirando para tirar o cheiro, em local ventilado, como lavanderia, varanda, mas um lugar sem sol, principalmente se for de couro”, ensina a organizadora pessoal Carol Rosa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos