Foco

Você sabia? Em Campinas, se seu carro quebrar em um buraco, a prefeitura tem que ressarcir

Você sabia que se o seu carro quebrar devido a uma queda em um buraco na rua poderá pedir ressarcimento da despesa à Prefeitura de Campinas? Só no ano passado cerca de 30 motoristas tiveram o repasse dos danos causados em veículos devido a buracos na cidade, segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. De acordo com ele, pessoas que se sentirem prejudicadas por buracos no município podem receber o dinheiro pelo dano por meio de um protocolo disponível na Prefeitura de Campinas.

Após preenchimento do documento, o caso será analisado pelo departamento jurídico e, se três oficinas credenciadas confirmarem o dano pelo buraco, a prefeitura faz o ressarcimento ao motorista.

Segundo Paulella, essa é uma consequência com a qual a prefeitura precisa arcar. “Por não haver orçamento para fazer recapes, que seria o ideal, é necessário arcar com consequências disso e ressarcir é uma delas”, explica. “O cidadão que paga o IPTU para ter manutenção adequada das vias da cidade e tem, portanto, o direito de ser ressarcido”.

Paulella disse que neste ano, a prefeitura não irá investir em recape nas vias públicas devido à crise financeira. Serão feitas apenas operação tapa-buracos. O orçamento é de R$ 12 milhões este ano – sendo que, em média, R$ 4 milhões foram investidos até o fim de abril para tapar 92.250 buracos pela cidade.

Desconhecimento

Apesar dessa possibilidade, a grande maioria da população não sabe que tem esse direito. A administradora Marina Branco teve prejuízos em seu carro por danos em uma via e sequer sabia que podia recorrer. Ela estava saindo da faculdade onde estuda, a PUC-Campinas, em direção ao Shopping Dom Pedro quando seu carro caiu em um buraco. “Era noite e estava chovendo e não consegui enxergar. Arregaçou completamente o pneu, que precisei repor.”,

A fotógrafa Caroline Espinosa passou por uma situação parecida. “Cai em um buraco que estava atrás da lombada, e senti que depois daquilo o meu carro começou a ficar mais ‘mole’ do lado do passageiro”, conta ela. O buraco quebrou o amortecedor de seu veículo, que ela precisou repor. “Se soubesse, teria recorrido, mas agora já paguei do meu bolso”.

Segundo Paulella, o ressarcimento por danos causados graças a buracos na rua é feito regularmente pela prefeitura. Ele explica que o motorista prejudicado precisa preencher um protocolo, que tem várias vias. “Pode ser feito pessoalmente ou por telefone, dependendo da preferência do munícipe”, diz.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos