Brasil

Delcídio presta depoimento como testemunha de acusação contra Lula

O ex-senador Delcídio Amaral presta depoimento ao juiz Sérgio Moro, na tarde desta segunda-feira (22), como testemunha de acusação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no processo em que ele é suspeito de receber propina na compra do terreno do Instituto Lula.

As audiências do caso são retomadas após uma semana sem depoimentos relacionados a Operação Lava Jato.

Nesta segunda, serão ouvidos, além do senador, o empresário da Toyo Setal, Augusto Ribeiro de Mendonça Neto e o ex-presidente da empreiteira Camargo Correa, Dalton Avancini.

Recomendados

Também são réus nesse processo o ex-presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, o ex-ministro Antônio Palocci, o ex-assessor do ministro Branislav Kontic e mais quatro pessoas.  Eles são acusados de lavagem de dinheiro.

Esse caso tem audiências marcadas até, pelo menos, final de junho. Serão ouvidas dez testemunhas, entre elas estão o ex-presidente da Camargo Correa, Dalton Avancini; o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa; o ex-gerente de serviços, Pedro Barusco, e o ex-diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró.

A denúncia

Nesta ação penal é investigada a compra de um terreno, pela Odebrecht, que seria destinado à construção de uma nova sede para o Instituto Lula. Os procuradores também incluem na denúncia a compra de um apartamento vizinho ao local onde o petista mora, em São Bernardo do Campo (SP).

Depois de ouvidas as pessoas indicadas pelos procuradores, a Justiça Federal passa a colher os depoimentos das testemunhas de defesa. Foi neste processo em que o ex-presidente Lula indicou 87 pessoas para depor. A ação tem, ao todo, nove réus.

Triplex

O processo em questão é diferente do qual o ex-presidente prestou depoimento em Curitiba. Naquele processo Lula é acusado de receber como propina um triplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

Todas as testemunhas, de acusação e defesa já foram ouvidas pelo juiz.

Agora, faltam as alegações finais do processo e a sentença final de Moro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos