Brasil

Sou julgado pela construção de um Power Point mentiroso, diz Lula a Moro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em suas considerações finais no depoimento ao juiz Sergio Moro, no âmbito do processo em que é réu e acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões de propinas da OAS no caso do tríplex no Guarujá, que está sendo julgado, na realidade, «porque já tinham tese anterior de que o PT era uma organização criminosa.» Lula citou, para justificar seu argumento, o Power Point, apresentado por promotores do Ministério Público Federal (MPF), em que era apontado como o principal responsável pelo esquema de corrupção deflagrado pela Lava Jato.

«Estou sendo vítima da maior caçada política que um político brasileiro já teve», disse o ex-presidente ao iniciar sua fala. «Sou julgado pela construção de um Power Point mentiroso, aquilo é ilação pura», disse, antes de ser interrompido por Moro. O juiz frisou que o depoimento deveria ter relação com o processo, e não um «discurso político».

Durante sua fala, Lula reafirma que é vítima de um processo de criminalização pelo que fez no governo. «Tentam me incriminar, independentemente de que em 2 anos eu prove minha inocência». Capas de revistas, assim como volume de matérias positivas e negativas nos jornais, foram usadas como exemplo deste processo

Recomendados

Neste momento, Moro questiona se tal processo seria encampado pela imprensa ou por acusadores. «Falo dos vazamentos que saem para a imprensa», explicou Lula. Moro, então, salientou que «não é a imprensa que faz a acusação no processo».

Além disso, Lula afirmou que acreditava merecer «mais respeito» durante o processo. «Algumas pessoas são acusadas e ninguém é atacado 10% do que eu sou atacado», declarou. «Quero que se pare com ilações e digam qual crime eu cometi.»

As interrupções se repetem ao longo das considerações finais, até que o ex-presidente pede para que o julgamento seja feito apenas com base em provas, e que não seja influenciado por aquilo que é publicado na imprensa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos