O acesso a serviços financeiros por meio de aparelhos móveis, o chamado mobile banking, tornou-se em 2016 o principal canal para transações bancárias no Brasil, segundo um estudo da consultoria Deloitte divulgado nesta quarta-feira (10).
O levantamento contratado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que 34% das operações bancárias realizadas no país no ano passado ocorreram por meio de dispositivos como telefones celulares e tablets, ante 20% em 2015.
Em termos absolutos, o mobile banking foi responsável por 21,9 bilhões de um total de 65 bilhões de operações bancárias no ano passado.
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Já o internet banking veio em segundo lugar, com participação de 23%. Juntos, internet e dispositivos móveis responderam por 57% das movimentações financeiras do país. A pesquisa envolveu 17 instituições financeiras, ou 91 % do mercado.
Segundo o diretor de tecnologia e automação bancária da Febraban, Gustavo Fosse, atualmente 42 milhões de contas ativas no país contam com acesso por canais móveis, um salto de 27% sobre o ano anterior.
Outro dado apontado pelo estudo é que 9,5 milhões de clientes fazem mais de 80% de suas operações pelos canais móveis. «O uso do mobile deve crescer ainda mais com o avanço das contas totalmente digitais», afirmou Fosse.
Atualmente há quase um milhão de contas totalmente digitais e a expectativa da Febraban é que esse número chegue a 3,3 milhões até o fim deste ano.